Presidente do Sindojus/AL participa de Comissão de prevenção a assédios no TJ/AL

Os membros da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do segundo grau debateram, nesta semana, a criação de uma cartilha virtual de conscientização e a realização de cursos sobre o tema. A primeira reunião da equipe de trabalho foi conduzida pelo juiz Manoel Cavalcante e realizada por videoconferência. Quem marcou presença no encontro virtual foi o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Alagoas (Sindojus/AL), Williams Andrade.

Na ocasião, o magistrado Manoel Cavalcante falou sobre a natureza plural da comissão, composta por servidores de diversas áreas da Justiça alagoana, estagiário, representantes do Ministério Público de Alagoas (MPAL), da Ordens dos Advogados Seccional Alagoas (OAB/AL) e dos sindicatos. Para ele, um trabalho preventivo com a colaboração de todos os membros será fundamental para combater possíveis comportamentos inadequados.

“No Poder Judiciário temos a relação hierarquizada, que é uma característica forte nas instâncias e, às vezes, pode perpassar o espaço de mera hierarquia para um eventual abuso. Nesse primeiro momento acredito que temos que trabalhar uma campanha de conscientização sobre o tema, com linguagem clara e acessível para todos”, explicou o juiz.

O presidente do Sindojus/AL, que faz parte da Comissão, enalteceu o projeto e a importância da pluralidade de servidores envolvidos na iniciativa para estipar de vez essas problemáticas do Poder Judiciário.

Para a analista judiciária Andréa Santa Rosa, cursos voltados para magistrados e servidores serão esclarecedores para que todos possam identificar, evitar e denunciar os diversos tipos de assédio que possam vir a acontecer no ambiente de trabalho.

Participaram da reunião: o secretário especial da Presidência do TJ/AL, Ewerton Protázio, os servidores, Cleyson Francisco, Marisa Cordeiro, Débora Lima, o estagiário Gabriel Costa, a advogada Suhed Mansur e o promotor de Justiça Carlos Vilanova.

Atitude

As comissões, instituídas em maio deste ano pelo presidente Klever Loureiro no âmbito do primeiro e do segundo grau, têm como objetivo desenvolver ações de prevenção e combate a mecanismos, gestão e atitudes que favoreçam o assédio ou o desrespeito aos valores profissionais do serviço público.