Após ser agraciado com a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa, a Medalha de Mérito Tavares Bastos, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan, destacou em seu discurso a parceria “construtiva e respeitosa” do Judiciário com o Legislativo e enalteceu o valor e a importância das relações políticas dentro de uma sociedade.
“Essa parceria vai nos possibilitar entregar, agora em janeiro, a Casa da Mulher Alagoana. Acho que é o primeiro projeto tripartite da história política de Alagoas, com participação do Judiciário, do Executivo e do Legislativo”, ressaltou o homenageado.
Tutmés Airan ainda usou o seu pronunciamento para destacar o poder transformador da política. “Não há sociedade humana sem a atividade política. Eu, na minha atuação como magistrado, não permito a criminalização da política, pelo contrário eu estimulo a atividade política. Políticos são parceiros e a minha passagem pela presidência do Tribunal de Justiça mostra isso. Acho que, nesses tempos mais recentes, tivemos a compreensão que a atividade política é fundamental para a humanidade. Só o político é capaz de ações em realidade, cabendo ao Poder Judiciário fiscalizar essa atividade, mas, de preferência, compartilhar responsabilidades, acolher, dividir ônus para mudar a vida das pessoas”, ressaltou o presidente do Poder Judicário
O desembargador lembrou ainda os membros de sua família que ocuparam cargos públicos. “Mas não é porque descendo de uma família de políticos que eu defendo a política. Isso não basta, é porque eu acredito que só o político é capaz de transformar”, afirmou, aproveitando para agradecer a homenagem.