Antes da pandemia do coronavírus, diretoria do Sindojus/AL reunida com Tutmés Airan
De forma interina o atual presidente e desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Tutmés Airan, assume o Governo de Alagoas nesta quarta-feira (30) e ficará em exercício até a próxima segunda-feira (5), quando o governador Renan Filho (MDB) retorna de compromissos pelo Brasil.
Durante o período, o vice-presidente do TJ-AL, Sebastião Costa Filho, assume o comando do Judiciário estadual. A solenidade de posse de Tutmés Airan acontece amanhã, às 18:00, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.
Na manhã de hoje, o governador Renan Filho esteve reunido, em São Paulo, com o objetivo de discutir agendas positivas para Alagoas no campo do turismo. O chefe do executivo deve passar o resto da semana em encontros fora do Nordeste.
‘Para mim, é uma honra. Alagoas é meu bem querer. Sento na cadeira de um democrata. Ainda que efemeramente, vou dar continuidade a uma obra da democracia, que caracteriza o governo Renan Filho. Ser democrata, num momento como este por que passa o país, é coisa absolutamente virtuosa e até decisiva. Muito me satisfaz compartilhar um pouco mais de perto deste projeto. É uma passagem simbólica, mas muito importante’, disse o desembargador Tutmés Airan.
Diversos servidores do Judiciário aprovam a gestão de Tutmés à frente do TJ, sendo para muitos o melhor presidente que o Tribunal de Justiça de Alagoas já teve. “Seria um grande governador para o Estado de Alagoas”, ressaltou Gustavo Macêdo, coordenador da Central de Mandados da Capital
Trajetória
Nascido no Agreste de Alagoas, Tutmés Airan entrou no curso de Direito aos 17 anos e se graduou pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde se especializou em Ciências Jurídicas. Em Pernambuco, ingressou e concluiu o Mestrado em Direito Público. No ano de 1986, foi aprovado no concurso da Defensoria Pública, mas com a nova CF/88, Tutmés foi conduzido para a Procuradoria do Estado. Também já foi Secretário da Justiça e Cidadania, onde criou e implantou diversos projetos. Atualmente é presidente e desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, além de professor em disciplinas de direito.